Rodoviários fazem greve de 24 horas
POR JOÃO NOÉ
Rio - Motoristas e cobradores da cidade do Rio entram em greve por 24 horas partir de meia-noite. A decisão acabou de ser tomada em assembleia no Sindicato dos Motoristas e Cobradores da Cidade do Rio de Janeiro (Sintraturb-Rio). Os funcionários dos coletivos querem o fim do cargo de motorista-júnior, que também atua como cobrador, além de aumento salarial.
A adesão dos funcionários dos ônibus à greve, porém, só vai poder ser percebida com o início do movimento. O Sintraturb-Rio é um dos sindicatos da categoria. O Sindicato dos Rodoviários do Rio de Janeiro não considera o Sintraturb-Rio legítimo e vai realizar sua assembleia no dia 15 de fevereiro.
Em abril do ano passado, o Sintraturb-Rio organizou uma greve que deixou mais de 1 milhão de passageiros a pé. Na época, o movimento teve "aparente ilegalidade", segundo a Justiça do Trabalho. O vice-presidente do Sintraturb-Rio, Sebastião José da Silva, não haverá ilegalidade na paralisação porque os motoristas já estão em estado de greve desde o dia 18. Como os ônibus são considerados serviços essenciais, uma greve de motoristas deve ser avisada com 72 horas de antecedência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário